Gestão de estoque e compras: como realizar da melhor forma?

Gestão de estoque e compras: como realizar da melhor forma?

Já falamos aqui no blog sobre a importância de realizar um fluxo de caixa eficiente na sua empresa, mas você sabe qual é a importância de ter uma boa gestão de estoque e as suas compras? Confira 3 dicas para realizar a gestão da melhor forma possível!

1. Análise do fluxo de vendas

Para conseguir gerir o seu estoque e as suas compras, é essencial analisar o seu fluxo de vendas. Muitas empresas cometem o erro de não analisar quantos produtos entram e saem por mês, perdendo informações importantes sobre eles como: a sazonalidade (será que algum produto vende mais em determinado período?) e a popularidade de cada um. Assim, é preciso não apenas ter um controle rígido da quantidade de produtos que estão em estoque, mas também fazer uma análise maior sobre o porque de cada produto estar saindo ou não. Com essas informações, será possível pensar em estratégias de vendas, tanto para os produtos que não saem de estoque quanto para aqueles que saem apenas em determinados momentos.

2. Conhecimento dos fornecedores

Um bom relacionamento com fornecedores é essencial para uma boa gestão de estoque e vendas. A confiança neles será garantida com o tempo, mas é importante que antes de contratar uma empresa fornecedora você cheque a sua credibilidade no mercado, qual é a sua disponibilidade e variedade de produtos, e como é a sua flexibilidade de entregas. Esse bom conhecimento garante que será possível desenvolver uma relação mais próxima e assim evitar falhas de comunicação na hora da entrega e do pedido.

3. Use um sistema de gestão integrada

Além de realizar as dicas já mencionadas, é muito importante também utilizar um sistema de gestão integrada, que irá auxiliar essa gestão com tecnologia. Um Software integrado, como o da BaseERP,  garante um pedido de compras com previsão de entrada de itens, a importação da Nota Fiscal de Entrada com o arquivo XML, uma atualização do estoque com a geração de uma previsão através do pedido de compras, e a confirmação de estoque real com o registro de entrada manual ou através da Nota Fiscal de Entrada. Dessa forma, fica muito mais fácil evitar erros na hora de analisar e gerir o seu estoque!

 O Base ERP é um sistema que possibilita um controle de estoque fácil e uma organização de forma rápida e integrada. Ficou interessado? Confira a nossa fan page no facebook e acompanhe o nosso blog para mais informações sobre empreendedorismo e gestão.
Sem comentários

Deixe seus comentários

Faça o Teste Grátis

Teste agora a ferramenta que irá revolucionar a gestão da sua empresa.
NÃO SAIA AGORA!!
MUDE A GESTÃO DA SUA EMPRESA
Gerencie seu financeiro, crie propostas comerciais, organize seu estoque e emita notas fiscais.  
Fechar