O que é uma DRE?

O que é uma DRE?

Extremamente importante para empresas grandes ou pequenas, a Demonstração do Resultado do Exercício (DRE) é um relatório gerado pelo contador usado para avaliar a capacidade da empresa e a sua real situação, essencial para a tomada de decisões empresariais.

Através dela é possível analisar a vida financeira, 

Para que serve a DRE?

O objetivo da DRE é verificar a saúde financeira da empresa, os resultados dos investimentos e o efeito das estratégias adotadas em determinado período demonstrando a composição do resultado líquido. Assim é possível identificar como está a saúde da empresa, como o lucro ou prejuízo. Ela utiliza do confronto entre receitas, despesas e resultados apurados para gerar os resultados. 

As informações geradas através dela são essenciais para a tomada de decisões dos gestores, além de fazer previsões mais realistas sobre o estado financeiro da empresa e, por exemplo, saber se existe viabilidade econômica para realizar determinados investimentos.

Como estruturar uma DRE?

Há regras para ordenar uma DRE, então não há como personalizá-la. Segundo a Lei das Sociedades por Ações (Lei nº 6.404/1976), a DRE deve conter, nesta ordem:

  • a receita bruta das vendas e serviços, as deduções das vendas, os abatimentos e os impostos;
  • a receita líquida das vendas e serviços, o custo das mercadorias e serviços vendidos, e o lucro bruto;
  • as despesas com as vendas, as despesas financeiras, deduzidas das receitas, as despesas gerais e administrativas, e outras despesas operacionais;
  • o lucro ou prejuízo operacional, as outras receitas e as outras despesas;
  • o resultado do exercício antes do Imposto sobre a Renda e a provisão para o imposto;
  • as participações de debêntures, empregados, administradores e partes beneficiárias, mesmo na forma de instrumentos financeiros, e de instituições ou fundos de assistência ou previdência de empregados, que não se caracterizem como despesa;
  • o lucro ou prejuízo líquido do exercício e o seu montante por ação do capital social.

 

As DRE são feitas anualmente para fins legais de divulgação, já que todas as empresas de capital aberto são obrigadas a divulgar publicamente suas demonstrações. Porém geralmente elas são feitas mensalmente para fins administrativos e trimestralmente para fins fiscais.

Ficou interessado? o BaseERP é um sistema que garante todas essas soluções para a sua empresa. Confira a nossa página no Facebook e acompanhe o nosso blog para mais informações sobre empreendedorismo e gestão.

Sem comentários

Deixe seus comentários

Faça o Teste Grátis

Teste agora a ferramenta que irá revolucionar a gestão da sua empresa.
NÃO SAIA AGORA!!
MUDE A GESTÃO DA SUA EMPRESA
Gerencie seu financeiro, crie propostas comerciais, organize seu estoque e emita notas fiscais.  
Fechar