Por que sua ME deve fazer relatório de Receitas Brutas?

Por que sua ME deve fazer relatório de Receitas Brutas?

Como saber se a empresa lucrou ou ficou no vermelho? Como avaliar se seus esforços de venda estão sendo recompensados? Essas são perguntas que o relatório de Receita Bruta responde. A Receita Bruta mostra como está o faturamento do seu negócio. Uma análise fundamental para a sua empresa, ela representa o número total de vendas de produtos, mercadorias ou prestação de serviços do seu empreendimento.

Onde encontrar a Receita Bruta

Extremamente importante, a Receita Bruta é uma variável que deve ser analisada para entender questões de equilíbrio financeiro, como a quantidade mínima que precisa ser vendida para cobrir os custos e despesas fixas e variáveis.

Uma das demonstrações mais importantes para a empresa, a Demonstração do Resultado do Exercício (DRE) indica qual o valor da Receita Bruta da sua empresa. Para gerar a Receita Líquida, é necessário desconsiderar os impostos recuperáveis, na DRE, como o Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) e o Imposto sobre Operações Relativas à Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), se for o caso. Esses conceitos são utilizados na análise da lucratividade, que leva em consideração a Receita Total.

O que é DRE?

Relatório contábil elaborado junto ao balanço patrimonial, a Demonstração do Resultado do Exercício descreve as operações financeiras realizadas pela empresa em um determinado período. Assim, formando o seu resultado líquido: o lucro ou prejuízo resultante de suas operações.

O objetivo da DRE é demonstrar os resultados líquidos sobre um exercício ou período. Ela gera informações relevantes para a tomada de decisões certeiras. Uma ferramenta essencial para a avaliação de desempenho da empresa e eficiência dos gestores.

Planejando com as Receitas Brutas

Conhecer a Receita Bruta da sua empresa é útil para o planejamento em épocas de vacas magras, ou de poucas vendas. Além disso, nas épocas em que a produção e venda de matérias-primas são maiores, é preciso planejar a contratação e compra desses materiais. Com o relatório em mãos, é possível fazer esses planejamentos.

O relatório de Receitas Brutas pode e deve ser utilizado para projetar o futuro da empresa. Através dele é possível perceber as crises do mercado, já que quando a receita é atingida, há uma diminuição na procura. Prever tendências, quedas no mercado, pensar novas estratégias e possíveis reestruturações de custos são outros benefícios de analisar a Receita Bruta da empresa.

Com esses dados em mãos, você pode avaliar se o desempenho da empresa tem sido bom, planejar e projetar melhorias, além de tomar decisões corretas que farão a sua empresa progredir. Ficou interessado? O Base ERP é um sistema que garante todas essas soluções para a sua empresa. Confira a nossa página no Facebook e acompanhe o nosso blog para mais informações sobre empreendedorismo e gestão.

Sem comentários

Postar Comentário

Faça o Teste Grátis

Teste agora a ferramenta que irá revolucionar a gestão da sua empresa.
NÃO SAIA AGORA!!
MUDE A GESTÃO DA SUA EMPRESA
Gerencie seu financeiro, crie propostas comerciais, organize seu estoque e emita notas fiscais.  
Fechar