Como aumentar a produtividade de um escritório contábil?

Como aumentar a produtividade de um escritório contábil?

O mercado está cada vez mais competitivo, o que faz com que as empresas busquem por soluções que as deixem em destaque. E não é difícil perceber que a produtividade está totalmente atrelada ao sucesso da empresa. Afinal, com um excelente rendimento não há como uma empresa não crescer.

Ok, é preciso aumentar a produtividade, mas como?

Aumentar a produtividade, reduzir custos e otimizar recursos é o caminho para as empresas que desejam resultados melhores e, consequentemente, se destacar no mercado. O mesmo ocorre com os escritórios de contabilidade, nos quais essa necessidade é ainda maior já que a concorrência no setor é enorme, o que faz inúmeros escritórios fecharem as portas por falta de clientes.

Então é preciso melhorar os resultados utilizando os mesmos recursos atuais, trazendo cada vez mais clientes para o seu escritório e levando a sua empresa ao sucesso.

Monte um planejamento no seu escritório contábil

O primeiro passo para construir um ambiente propenso a gerar bons resultados, é definir de forma clara e objetiva a estrutura organizacional do escritório. Criar um cronograma de tarefas é uma ótima opção, pois fica fácil observar o que está sendo feito e ajuda a estabelecer como os resultados serão medidos e a identificar o perfil da sua equipe. Através dele também é possível traçar metas e prazos, além de preparar a equipe para algum caso que demande maior atenção.

Invista na sua equipe

É importante que sua equipe seja formada por profissionais adequados e que tenham uma boa experiência na área. Então além do plano de carreira que estimula os profissionais, invista em cursos profissionalizantes para os seus colaboradores, tornando-os cada vez mais competentes, qualificados e integrados com as novidades.

Cuide das horas extras. Sobrecarregar a equipe nunca é uma boa medida, pois quanto maior a pressão sobre o funcionário, menor será o seu desempenho. A produtividade está ligada à distribuição eficiente do fluxo de trabalho, com a delegação correta de funções.

Comunique-se

Essencial para o bom funcionamento do escritório contábil, a comunicação interna tem como objetivo evitar os “telefones sem fio”. Uma comunicação eficiente contribui para a valorização do trabalho da equipe, pois quando você compartilha os objetivos e desafios os funcionários sentem-se mais conectados com a empresa, apresentando melhores soluções e otimizando processos. Então conheça melhor sua equipe, escute-os e entenda o perfil de cada colaborador a fim de direcioná-los ao setor que possam ser mais produtivos.

Segmente seu mercado

No setor de contabilidade existe uma enorme quantidade de empresas, o que deixa a concorrência muito alta. Dessa forma, trabalhar abertamente para qualquer tipo de cliente é muito arriscado. Escolha um segmento específico, o que diminuirá o número de concorrentes, além de que sua empresa começará a ser vista como um escritório de contabilidade ideal para aquele nicho. Isso a torna mais confiável para o mercado.

Invista na tecnologia

A tecnologia está aí para nos ajudar. Hoje existem softwares que auxiliam em tarefas, otimizando seu tempo de realização, o que deixa a equipe com mais espaço para focar em outros projetos e aumentar sua produtividade.

Para escolher o programa ideal para o seu escritório de contabilidade converse com sua equipe no intuito de identificar quais setores têm maiores necessidades e quais programas podem ajudar.

Ferramentas de gerenciamento também são ótimas para sua empresa, pois elas facilitam a comunicação interna, a gestão da equipe, de documentos e serviços. Além de serem excelentes para delegar tarefas, elas mostram o andamento das atividades.

Base ERP é um sistema que garante todas essas soluções para a sua empresa. Confira a nossa página no Facebooke acompanhe o nosso blog para mais informações sobre empreendedorismo e gestão.

Sem comentários

Postar Comentário

Faça o Teste Grátis

Teste agora a ferramenta que irá revolucionar a gestão da sua empresa.
NÃO SAIA AGORA!!
MUDE A GESTÃO DA SUA EMPRESA
Gerencie seu financeiro, crie propostas comerciais, organize seu estoque e emita notas fiscais.  
Fechar