LIGUE GRÁTIS: 0800 878 3169

A importância de ter um controle de caixa forte nos momentos de crise

Em situações de crise e instabilidade econômica, a importância de ter o controle de caixa forte se torna evidente. Sobreviver e manter o negócio saudável do ponto de vista financeiro, muitas vezes, vira um desafio para os gestores e empresários que não estão preparados para planejar e controlar na adversidade.

Neste momento, é muito importante entender o cenário financeiro antes de começar a organizar os próximos passos. Porém, uma coisa é fato: empresas com controle de caixa forte estão mais aptas a sair de momentos incertos com segurança.

Confira neste artigo, a importância de ter um controle de caixa forte nos momentos de crise e dicas para passar por esses cenários instáveis com sua empresa.

O que é controle de caixa?

Controle de caixa, também chamado de fluxo de caixa, consiste em uma ferramenta de gestão muito importante dentro das empresas.

Graças a ele, é possível:

– Controlar o que está entrando e saindo da companhia;

– Fazer projeções futuras;

– Encontrar possibilidades de redução de custos;

– Tomar decisões assertivas.

Ele é uma forma simples de saber as receitas da empresa, quanto está recebendo e os gastos para manter a operação funcionando.

Momento de crise: por que o controle de caixa é tão importante?

A importância de ter um controle de caixa forte se torna ainda mais evidente nos momentos de crise, quando a sua empresa se depara com cenários incertos.

É comum em épocas de instabilidade econômica uma redução nas entradas e isso pode impactar todos os setores da organização. Afinal, é este dinheiro que paga as contas e mantém a operação em funcionamento.

Ao controlar o fluxo de caixa, os gestores e empresários conseguem se organizar para tomar decisões mais assertivas, o que é fundamental nessas horas.

Analisando as informações à disposição, é possível:

– Prever quais serão as entradas em fases mais turbulentas;

– Encontrar gastos que podem ser reduzidos;

– Negociar com fornecedores e compradores;

– Decidir com mais segurança o momento de usar a reserva para alguma emergência.

Como ter um controle de caixa forte nos momentos de crise?

Confira algumas dicas fundamentais para manter seu controle de caixa forte:

– Categorize as entradas/ganhos e as saídas/despesas;

– Levante todos os seus fornecedores e os gastos com cada um;

– Analise pequenos comportamentos para encontrar desperdícios no dia a dia, como com materiais de escritório, energia, água etc.;

– Defina seu pró-labore/salário se você é o proprietário da empresa e respeite isso.

Qual a melhor forma de ter um controle de caixa forte?

A boa notícia é que, hoje em dia, graças à tecnologia, tornou-se mais fácil ter um controle de caixa forte nos momentos de crise usando sistemas de gestão empresarial.

Esses softwares são intuitivos e eficientes, e permitem aos empresários ter um controle da sua empresa. Ao apresentar um painel de indicadores de fácil leitura e automatizar o controle de caixa, os sistemas de gestão reúnem todos os dados necessários para tomadas de decisão seguras.

Além disso, o fluxo de caixa não precisa mais ser feito manualmente. Dessa forma, o gestor ganha tempo para focar em outras atividades fundamentais para o crescimento da empresa.

Agora que você já sabe a importância de ter um controle de caixa forte nos momentos de crise e de contar com um sistema de gestão empresarial para auxiliá-lo, entre contato com o nosso time de especialistas e receba mais informações sobre nossas soluções.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

voltar ao topo