LIGUE GRÁTIS: 0800 878 3169

Como diminuir os impactos do Coronavírus e manter seu negócio aberto

como-diminuir-os-impactos-do-coronavirus-e-manter-seu-negocio-aberto

O mercado é cheio de incertezas e todo empresário está sempre preparado para isso. Mas ninguém poderia prever uma interferência com a proporção da Covid-19 ou coronavírus.

Tudo mudou com o surgimento da doença e os negócios sofreram grandes baques. Mesmo assim, você pode diminuir os impactos evitando grandes prejuízos. Continue a leitura para saber mais.

Encerrar o funcionamento de lojas físicas é inevitável nas circunstâncias atuais, já que o que caracteriza o coronavírus como grave é justamente a velocidade com que ocorre a propagação.

Quanto mais gente reunida, maior o nível de contaminação. Isso se aplica a qualquer tamanho de loja ou empresa, pois ambientes fechados promovem o contágio.

A Covid-19 é uma doença tão séria que reformulou normas mundiais e não temos como fugir. Precisamos nos isolar. Obedecer às novas regras não quer dizer, necessariamente, que você irá à falência. É preciso manter a cabeça fria para criar estratégias, mantendo a sua saúde, a saúde dos seus familiares e a saúde dos seus funcionários também.

Aproveite para rever a forma como você percebe o mercado, é hora de ideias novas, dinâmicas diferentes e de exercitar o seu lado visionário. O seu negócio pode continuar lucrativo e tudo o que for criado nesse momento pode destacar a sua empresa no futuro, afinal, você expandirá o seu negócio, ao invés de limitá-lo.

Ajustes e adaptação

Desespero não leva ninguém a lugar nenhum, só piora a confusão. Nesse momento, você precisa focar em adaptação e buscar realizar os devidos ajustes para manter o consumo e os clientes:

– Antes de tudo faça uma estimativa de quanto cairá o consumo para poder ajustar a sua produção, dessa forma não gastará mais do que o necessário;

– Continue baseando as suas ações em metas realistas e econômicas;

– Busque otimizar o funcionamento da sua empresa;

– Desenvolva um novo olhar no Marketing do seu negócio, ampliando o alcance e atraindo novos públicos.

Seguindo essas dicas você garantirá a continuidade do seu negócio durante e depois da pandemia. Faça com que essas novas formas de relacionamento com o cliente tornem-se viáveis no futuro para não desperdiçar o tempo e o dinheiro investido.

Renegocie suas despesas

Todos os negócios estão passando por uma crise, pelo menos em um primeiro momento, cujo efeito é a inevitável redução no faturamento. Como lidar com fornecedores, funcionários e dívidas? Selecionamos algumas dicas interessantes que podem ser de grande ajuda:

– Em contratos de locação, o Código Civil estabelece que o locatário não responderá por nenhum prejuízo causado por força maior. Como a súbita pandemia mundial da Covid-19 está, claramente, caracterizada como força maior, você pode renegociar o pagamento ou a isenção do pagamento do seu aluguel comercial, afinal, o estabelecimento não estará em uso;

– Também é interesse do Governo manter a economia em equilíbrio, por isso entre em contato com os bancos e aproveite as medidas que estão sendo disponibilizadas para que empreendedores regulem suas finanças, como prorrogação de dívidas e aumento de crédito;

– Caso o seu negócio faça parte dos serviços essenciais ou caso você tenha decidido remanejar os seus funcionários para o trabalho remoto, opte por reduzir a jornada de trabalho ou financiar pagamentos com o auxílio do Governo Federal.

O momento em que estamos vivendo atinge, literalmente, a todos os negócios existentes e de qualquer porte. Isso pode ser uma vantagem, pois o Governo cria meios para estabilizar a economia e, do ponto de vista de concorrências, as condições estão mais similares promovendo oportunidades interessantes para destacar a sua empresa.

Aplicativos e ferramentas online

Apesar de toda a transformação nas relações causada pelo coronavírus, os clientes continuam consumindo e precisam de opções para isso. O instrumento mais eficaz para essa nova demanda é, sem dúvidas, a internet.

Use e abuse de aplicativos e ferramentas online, como o serviço delivery. Entregar produtos na casa do consumidor é manter e expandir o seu negócio ao mesmo tempo. Quem não comprava com você pode descobrir a sua empresa agora, por meio de trabalhos de divulgação inteligentes.

Dedique-se aos atendimentos online de qualidade utilizando ferramentas como o WhatsApp ou o WhatsApp Business e à medida que for atendendo vá armazenando dados sempre atualizados desses clientes. Dessa forma, os atendimentos serão sempre personalizados!

Agora é a hora de investir no alto nível de qualidade dos serviços online. Estabeleça prazos de entrega que você possa cumprir, diversifique as formas de pagamento visando maior praticidade para o consumidor e não se esqueça de oferecer horários alternativos, pois a rotina de muita gente mudou com o ritmo de quarentena, ok?

Outra forma de inovar é entrar no comércio eletrônico ou e-commerce. Crie um planejamento focando no seu nicho e pesquise por empresas que estão há mais tempo nessa modalidade de negócio. É uma maneira de aprender e suprir o que a concorrência estiver deixando escapar.

E-commerce possibilita a venda por encomenda, o que garante pedidos maiores e maior controle em relação aos fornecedores.

Prepare-se para o futuro

Como um bom empreendedor, continue sempre mirando o futuro e criando projetos que se sustentem em um longo prazo. Em algum momento o coronavírus deixará de ser uma ameaça tão presente e nossas vidas voltarão ao máximo de normalidade possível. O seu negócio precisa estar pronto para isso também!

Lembre-se de investir em você mesmo. Busque cursos de capacitação para desenvolver novas habilidades empreendedoras e de gestão empresarial para sair na frente no período pós-crise. A forma de consumo está passando por um momento de transição, por isso esteja sempre atualizado quanto aos índices do mercado.

Vá com calma, não tome atitudes impulsivas, estude, pesquise e recorra ao máximo de auxílio que for necessário para um futuro próspero para a sua empresa.

Através do nosso sistema de gestão e emissão fiscal você estará no controle do seu negócio com um painel de indicadores simples e objetivo promovendo metas de crescimento mais eficientes.

Caso você tenha mais dúvidas relacionadas à gestão empresarial, deixe seu comentário, nossa equipe de especialistas ficará feliz em esclarecer e mostrar como o Base ERP pode ajudar na gestão da sua empresa.

 

banner

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

voltar ao topo