LIGUE GRÁTIS: 0800 878 3169

Como manter a operação e a gestão financeira da empresa em home office

como-manter-a-operacao-e-a-gestao-financeira-da-empresa-em-home-office

Como forma de amenizar os resultados da atual pandemia, diversas empresas aderiram ao formato home office. Isso significa que seus empregados trabalham de forma remota e, com um computador, podem fazer seu trabalho de casa.

Entretanto, isso não é tão simples, pois requer organização da empresa para manter a operação e a gestão financeira, mesmo com esse tipo de mudança. Será que o prejuízo é inevitável em situações como essa? A fim de responder essa pergunta, precisamos entender como deve funcionar uma empresa com empregados em home office.

Selecionamos várias informações interessantes sobre esse assunto. Confira.

Faça um mapeamento dos processos e crie planos

Primeiro, é preciso fazer um mapeamento de todos os processos vitais para a empresa, desde o setor de atendimento até a entrega final do produto ou serviço. Depois disso, pense em empregados que possam se tornar responsáveis por esses processos, dando prioridade para aqueles que têm condições de trabalhar remotamente.

Além disso, fornecer os recursos necessários para o empregado atuar, como o acesso aos sistemas com os dados da empresa e dos clientes, por exemplo.

Faça um alinhamento com o TI e treine funcionários

O setor de Ti da empresa terá protagonismo em um contexto desses, pois os processos dependerão da atuação e adequação do setor às atuais necessidades da empresa.

Somado a isso, é preciso treinar os empregados para lidar com essa situação e as novidades que implicam esse formato.

Faça reuniões

Nesse momento, as reuniões são essenciais para manter tudo em ordem, seja para o gestor avaliar o desempenho dos funcionários, como os sócios discutirem problemas da própria empresa. Bem como acontece no escritório, monitorar o trabalho garante a padronização dos processos e sucesso para cumprimento das metas.

Avise aos seus clientes e parceiros

É importante que haja transparência nesse momento, no sentido de informar aos clientes como haverá alterações no operacional da empresa. Afinal, todos os setores passam por resultados de situações de crise e sobressaem aqueles que conseguem se adaptar.

O home office representa a alternativa que diversos escritórios encontraram para manter o seu funcionamento. É fato que a gestão financeira não será a mesma durante esse período, pois o regime de trabalho em casa demanda outros custos ao empregador.

Entretanto, é possível passar por momentos complicados sem que haja prejuízos para empresas ou, ainda, que haja necessidade de demissão em massa. Além do mais, quando o período de home office acabar, todos podem retornar ao seu trabalho como tradicionalmente ele era feito.

Em contraponto, pode ser que a situação atual mostre novas configurações para as empresas atuais modernizarem o regime de trabalho, tendo outras opções como empregados de forma remota.

De qualquer forma, podemos entender que as ações planejadas determinam o sucesso do home office e tornam a operação e gestão financeira da empresa bem-sucedidos. Por isso, não deixe de colocar essas dicas em práticas, a fim de garantir que sua empresa tenha saúde financeira mesmo durante situações de crise.

Gostou das dicas? Deixe seu comentário e compartilhe nas suas redes sociais. Não deixe de conferir como o Base ERP pode ajudar na gestão da sua empresa em tempos de home office.

banner

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

voltar ao topo