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Gestão de vendas online: saiba como continuar vendendo na quarentena

Gestão de vendas online: saiba como continuar vendendo na quarentena

Com a quarenta por conta da pandemia do Coronavírus, as compras através da internet se tornaram a principal opção. Portanto, para qualquer empresa, a gestão de vendas online se torna ainda mais importante.

Muitos negócios, que antes não tinham a prática de vender online, passaram a assumir este papel. Com isso, precisam se adaptar imediatamente a esta nova realidade. Porém, este modelo não é tão simples, demandando uma combinação de conceitos de marketing, logística, finanças e, é claro, tecnologia.

Portanto, seja para continuar vendendo durante a quarentena, ou para se adaptar à nova realidade de pedidos online, é preciso fazer a gestão de vendas online de forma muito eficiente. Então, confira o artigo e descubra como.

Se apoiando na tecnologia

A tecnologia é essencial para fazer uma boa gestão de vendas. Afinal, não somente a plataforma de vendas vai ajudar você a catalogar os produtos e vendê-los, mas um sistema de gestão ajuda a controlar todo o processo. Você pode trabalhar nisso de forma manual, mas é muito mais difícil controlar as informações, processar os pagamentos e tudo mais.

Existem diversas ótimas dicas que podem ajudar você a vender mais mesmo durante a pandemia. Por exemplo: um grande diferencial é oferecer o maior número de meios de pagamento possível. O cartão de crédito é uma opção obrigatória, mas o boleto ainda é muito forte, especialmente no Brasil. Vale a pena explorar todas as possibilidades que façam sentido para seu negócio.

Outra boa dica é o momento em que o cliente for se cadastrar em sua loja. Normalmente, você precisa deste cadastro, mas existe a possibilidade de perder o cliente, simplesmente pela preguiça de fazer o cadastro. Neste caso, você pode facilitar o processo através do Facebook ou do Google, por exemplo.

Se você ainda não trabalha com este modelo de vendas online, o processo de check out pode ser cheio de armadilhas. E muito fácil para o cliente abandonar o carrinho e você deve evitar ao máximo que isso aconteça. Por isso, é preciso que todo o processo seja bem claro e com o menor número de passos. Se for necessário encaminhar o cliente para outro site, por exemplo, deixe isso bem claro.

Foco no controle financeiro e fiscal

Enquanto acima destacamos a parte mais operacional da gestão de vendas online, é preciso se focar também no aspecto mais administrativo. Começando por um que é sempre essencial, a gestão financeira. A facilidade de fazer vendas online com o apoio da tecnologia é que todas estas preocupações são facilmente integradas. Por exemplo: um sistema de gestão é capaz de gerenciar suas vendas, compras e muito mais. Assim, podem ser feitos relatórios que mostram como está a performance.

Ao mesmo tempo, existe uma integração com o controle fiscal, necessário para que sua empresa se mantenha em dia com as obrigações. Em geral, o controle financeiro é essencial para garantir seu fluxo de caixa, manter o capital de giro saudável e garantir que as vendas estão gerando lucro.

Não esqueça do marketing

Se você fará uma gestão de vendas online, não tem como esquecer do marketing. Afinal, este é o passo anterior as vendas. Porém, se as suas vendas serão online, o seu marketing também deve ser.

Existem diversas ações que podem ser feitas para garantir que a sua empresa é encontrada. Por exemplo, 3 conceitos essenciais são SEO, Google Ads e marketing de conteúdo.

Começando pelo marketing de conteúdo, esta é uma estratégia em que é produzido conteúdo, de modo que seu site crie uma relação de longo prazo com o usuário. Ou seja, você disponibiliza informações para ele, de modo a reforçar sua autoridade.

Já o SEO é a otimização para motores de busca. Ou seja, é uma série de técnicas para que seu site se posicione melhor nas primeiras posições do Google, que são as mais valiosas.

Por fim, o Google Ads é a criação de anúncios diretamente nesta plataforma. A ideia é a mesma que no SEO, porém, existe uma separação entre os resultados pagos e os orgânicos. O ideal, é combinar ambas as estratégias para aparecer bem no Google.

Considere um sistema de gestão

Para combinar todas as dicas anteriores, um sistema de gestão empresarial é sua melhor aposta. Naturalmente, a tecnologia é sua maior arma para fazer a gestão de vendas online e este sistema, traz ótimas vantagens.

Primeiramente, ele permite muito mais eficiência no atendimento ao cliente. Os sistemas envolvem uma rotina operacional envolvendo cada etapa do processo de venda, agilizando o trabalho. Com isso, o cliente fica mais satisfeito e sua empresa é mais eficiente.

Como mencionamos acima, os sistemas de gestão empresarial também fazem a organização das informações de venda. Assim, você tem relatórios a sua disposição sobre o desempenho da empresa, tanto no longo prazo, como em tempo real.

Por exemplo: é mais fácil identificar os carros-chefe do seu negócio, aqueles produtos que são os mais vendidos. E como mencionamos no início do post, a gestão de vendas online envolve 4 grandes pilares e o sistema de gestão ajuda a controlar cada um deles:

  • Marketing: como vimos, o sistema de gestão ajuda a se relacionar com o cliente em cada etapa da venda;
  • Logística: este sistema tem integração com o volume do estoque, a gestão de fornecedores e materiais, e as entregas de mercadorias enviadas e recebidas;
  • Finanças: é feito o controle mais fácil de todas as operações financeiras, forma automatizada, com integração com obrigações fiscais e a elaboração de relatórios;
  • Tecnologia: os sistemas também se apoiam em tecnologia, fazendo a integração entre todos os outros pontos necessários para a gestão de vendas online. Tudo isso, em um único ambiente, que pode ser acessado de qualquer lugar.

Neste momento de quarentena, a gestão de vendas online é sua maior resposta para continuar vendendo. Por outro lado, mesmo após a crise acabar, é muito provável que este modelo se torna ainda mais forte. Afinal de contas, ele já vinha crescendo bastante. Contudo, como neste momento as pessoas são “obrigadas” a experimentar comprar ainda mais online, este modelo tem tudo para crescer ainda mais.

Então, se você quer continuar vendendo durante a quarentena e se preparar para uma possível demanda ainda maior no futuro, entre em contato conosco e conheça nosso sistema de gestão empresarial.

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