O que é uma DRE? – Baixe Planilha Grátis

O-que-e-uma-DRE

Extremamente importante para empresas grandes ou pequenas, a Demonstração do Resultado do Exercício (DRE) é um relatório gerado pelo contador usado para avaliar a capacidade da empresa e a sua real situação, essencial para a tomada de decisões empresariais. Neste artigo, vamos explicar mais sobre como a DRE é uma peça fundamental na análise da vida financeira da sua empresa. Aprenda como deve ser a feita a contratação do profissional que estará responsável pelo documento.

Para que serve a DRE?

O objetivo da DRE é verificar a saúde financeira da empresa, os resultados dos investimentos e o efeito das estratégias adotadas em determinado período demonstrando a composição do resultado líquido. Assim, é possível identificar como está a saúde da empresa, como o lucro ou prejuízo. Ela utiliza do confronto entre receitas, despesas e resultados apurados para gerar os resultados.

A DRE também é importante para agentes externos da empresa. Ela cumpre um papel fundamental durante a declaração do Imposto de Renda. É pela DRE que o governo analisa se os impostos estão calculados de maneira certa, analisando os lucros declarados no documento com os declarados dos sócios em seu IRPF.

Instituições bancárias e analistas financeiros também podem requisitar a DRE para análise de crédito em futuros empréstimos que a empresa possa vir a requerer. Esse demonstrativo também é importante para futuros investidores terem confiança ao investir dinheiro no negócio. A DRE deve ser feita anualmente, no entanto, também existe a possibilidade de ter um demonstrativo mensal em uma espécie de relatório gerencial para um melhor acompanhamento.

As informações geradas por meio dela são essenciais para a tomada de decisões dos gestores, além de fazer previsões mais realistas sobre o estado financeiro da empresa e, por exemplo, saber se existe viabilidade econômica para realizar determinados investimentos.

Como estruturar uma DRE?

O primeiro passo para fazer uma DRE é contratando um contador habilitado pelo Conselho Regional de Contabilidade.

Em seguida, as informações contidas no documento devem seguir um padrão já estipulado pela Lei 6.404/1976 e os requerimentos previstos em sua modificação pela Lei 11.638/2007.

A DRE deve ser estruturada da seguinte forma:

– A receita bruta das vendas e serviços, as deduções das vendas, os abatimentos e os impostos;

– A receita líquida das vendas e serviços, o custo das mercadorias e serviços vendidos e o lucro bruto;

– As despesas com as vendas, as despesas financeiras, deduzidas das receitas, as despesas gerais e administrativas, e outras despesas operacionais;

– O lucro ou prejuízo operacional, as outras receitas e as outras despesas;

– O resultado do exercício antes do Imposto sobre a renda e a provisão para o imposto;

– As participações de debêntures, empregados, administradores e partes beneficiárias, mesmo na forma de instrumentos financeiros, e de instituições ou fundos de assistência, ou previdência de empregados, que não se caracterizem como despesa;

– O lucro ou prejuízo líquido do exercício e o seu montante por ação do capital social.

Como analisar uma DRE?

Depois de montar a DRE adequada, é preciso utilizá-la para fazer análises adequadas sobre como andam os resultados de sua empresa. Veremos a seguir como fazer isso.

A avaliação de uma DRE pode ser feita de duas maneiras:

1. Análise horizontal:

Há várias formas de realizar a avaliação do crescimento de uma empresa. Em geral, é preciso verificar se os valores de rendimento e de lucro estão maiores do que os do período ou mês anterior.

A análise horizontal da DRE faz exatamente isso. A comparação entre os períodos da DRE é feita para que se possa descobrir, por exemplo, se há crescimento na rentabilidade da empresa.

Desta forma, a análise horizontal é responsável por demonstrar como uma organização se apresenta, de acordo com os impostos que paga e os resultados de vendas.

2. Análise vertical:

Na análise vertical de DRE, diferentemente da horizontal, é identificado quais valores estão dispostos nesta estrutura. Desta maneira, será feita uma análise dos percentuais de componentes desta ferramenta. Sendo assim, as comparações entre períodos podem ser realizadas.

A importância da DRE

Uma correta elaboração da DRE permite que a empresa tenha uma visão geral de seu status financeiro. Com isso, é possível extrair dados bastante relevantes, como:

– o montante de despesas gerais da empresa;

– a composição de custos dos produtos e/ou serviços;

– o total da receita de vendas;

– o lucro conquistado nas operações da organização;

– a incidência de impostos nos produtos que são comercializados;

– se há algum nível de endividamento da empresa; e

– quais as estratégias que serão adotadas após esta análise.

É importante lembrar que todas as possibilidades mostradas pela DRE não devem ser utilizadas somente para fins fiscais ou legais. Hoje em dia, buscando conquistar uma gestão estratégica de negócio, a DRE tem se mostrado como um instrumento bastante útil para a gestão interna da empresa, sendo a ferramenta utilizada pelos gestores de negócios para orientar decisões e ainda traçar metas.

Sendo assim, é possível ver que é a partir de dados coletados pela DRE que se é capaz de fazer a análise de números apresentados e de medir a eficácia de práticas adotadas em determinado momento. Sendo assim, um planejamento estratégico que otimize as tarefas do período seguinte também é possível. Além disso, a análise da DRE permite a criação de cenários operativos alternativos, para que haja a promoção de economias fiscais e financeiras no futuro.

DRE X balanço patrimonial

Existem diferenças entre o balanço patrimonial de uma empresa e sua DRE. O primeiro é usado para apresentar a situação patrimonial e financeira de uma organização na data em que ele for emitido. O balanço apresenta ativos (direitos e bens), passivos e quais as obrigações da companhia. O patrimônio líquido é o resultado desta relação entre grupos.

Em geral, o patrimônio de uma empresa apresenta resultado positivo, pois o passivo precisa sempre ser menor do que o ativo. Se não, a situação financeira da organização se apresenta grave, podendo a mesma estar praticamente falindo.

O balanço patrimonial leva em consideração o histórico da organização (lucros ou prejuízos já acumulados). Sendo assim, o resultado consiste de todo o caminho seguido até a data de emissão do balanço.

Quanto a DRE, sua utilidade é somente relatar qual a situação econômica da empresa, relacionando receitas e despesas, resultando no lucro líquido do ano determinado. Sendo assim, um ano com exercício ruim representa somente isso. Ou seja: a organização ainda pode ter lucro acumulado em resultados anteriores.

Estas diferenças acabam fazendo com que esses relatórios contábeis sejam complementares. As informações de um ajudam a obter respostas extraídas de dados do outro. Sendo assim, manter ambos os documentos exatos e bem estruturados e aplicá-los na gestão de uma companhia é fundamental.

Já as semelhanças entre DRE e balanço patrimonial são que ambas são instrumentos anuais, emitidas no encerramento do ano contábil, e podem ainda ser consolidadas semestral, trimestral ou mensalmente.

Quer uma planilha de DRE pronta para ser usada? Clique aqui e baixe uma planilha pronta.

Esteja atento para os cálculos e controles que deverão ser feitos corretamente durante a composição da DRE e acompanhe o registro dos seus comprovantes ao lado do contador contratado para esta função.

As DRE são feitas anualmente para fins legais de divulgação, já que todas as empresas de capital aberto são obrigadas a divulgar publicamente suas demonstrações. Porém geralmente elas são feitas mensalmente para fins administrativos e trimestralmente para fins fiscais.

Gostaria de melhorar a gestão da sua empresa? Entre em contato com a nossa equipe de especialistas e saiba como realizar fechamentos importantes para a saúde financeira da sua empresa.

 

banner

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fale pelo whatsapp

Este site utiliza cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar" você concorda com o uso de cookies. Saiba mais acessando nosso termo de uso.

voltar ao topo