LIGUE GRÁTIS: 0800 878 3169

Ordem de serviço: o que é e como fazer o controle?

ordem-de-servico-o-que-e-e-como-fazer-o-controle

Documento essencial para as empresas manterem o fluxo de trabalho e a segurança do negócio, a Ordem de Serviço é um dos documentos mais importantes na rotina de uma empresa.

Gerenciar um negócio é sempre uma tarefa desafiadora. Por isso, é sempre importante estar por dentro de todas as burocracias e de todos os processos que as empresas precisam passar. Isso é importante tanto para a criação da empresa, quanto para o desenvolvimento e futuro sucesso.

Pensando na importância de se entender as estratégias e os documentos que podem organizar um negócio, vamos te explicar tudo sobre Ordem de Serviço. Fique conosco e aprenda a melhorar o seu negócio.

Ordem de Serviço: o que é?

Anteriormente, conceituamos como um documento, porém, é muito mais importante do que só um documento. Sabemos que a burocracia do país cria muitos documentos desnecessários, mas a Ordem de Serviço não está dentro desse tipo de documento.

Ordem de Serviço é sim um documento, mas tem serventia. Sua função é oficializar e protocolar as solicitações de serviços.

Esses serviços podem ser internos, como um problema em determinado setor da empresa. Mas, podem ser também externos, na prestação do serviço principal oferecido pela empresa.

Como uma Ordem de Serviço funciona?

Sempre que vai ocorrer a prestação de um serviço esse documento entra em jogo. A ideia principal é que formalize o serviço, portanto, toda vez que um cliente, interno ou externo, contrata a prestação de um serviço, esse documento deve ser feito.

Vamos exemplificar para ver como funciona: você possui uma empresa que fornece internet. Quando, por exemplo, o seu cliente fica sem internet e liga pedindo uma visita técnica, é feita uma OS (Ordem de Serviço).

Esse documento é construído com base no que está previsto para o seu funcionário realizar nesse serviço. Caso haja alterações nos processos, a Ordem de Serviço também deve ser atualizada.

É necessário realmente emitir esse documento para todas as prestações?

Como dito no início do texto, a Ordem de Serviço é um documento que impacta diretamente no desenvolvimento correto de um negócio. Como assim? Além de servir para organizar as prestações, serve como documento passível de análise e diagnóstico para novas estratégias.

A Ordem de Serviço possui os processos realizados, por exemplo, pelo técnico de manutenção da rede de internet. Se os processos que estão no documento não estão dando certo, a análise do documento pode criar uma otimização daquele trabalho e beneficiar a empresa e o funcionário.

Como fazer o controle das OS?

Emitir e criar documentos gera, assim como outras burocracias, uma maior necessidade de organização. Isso significa que, ao gerar essas Ordens de Serviço, é preciso guardá-las corretamente e de modo organizado, visto que servem também para uma boa gestão do negócio.

Nesse sentido, é preciso utilizar da tecnologia e utilizar de softwares para fazer esse serviço. A tecnologia toma cada vez mais espaço nas empresas, com isso, para a emissão, arquivamento e monitoramento das ordens de serviço, não é diferente.

Com o nosso Sistema de Gestão Empresarial e Emissão Fiscal, você pode manter as suas Ordens de Serviço organizadas e facilitar o trabalho em muitos níveis. Quer saber como funciona nosso sistema completo, eficiente e intuitivo? Acesse nosso site, preencha nosso formulário para nossa equipe entrar em contato com você e te explicar tudo sobre essa novidade!

 

banner

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

voltar ao topo