LIGUE GRÁTIS: 0800 878 3169

Passo a passo de como abrir uma empresa

Passo a passo de como abrir uma empresa

Seja para empreender, ser o dono do próprio negócio ou para entrar mais facilmente no mercado de trabalho, muitos profissionais estão seguindo a opção de se formalizar como uma empresa. Se você acha que este é o caminho ideal para você, confira este passo a passo de como abrir uma empresa.

MEI ou Micro Empresa?

Antes de saber como ter CNPJ é preciso entender qual é a opção que faz mais sentido para sua situação específica. Por exemplo, muitos empreendedores ficam na dúvida se vale mais a pena ser MEI ou Micro Empresa. Mas afinal, qual é a diferença?
O MEI é o Microempreendedor Individual, uma empresa que tem no máximo um funcionário extra e cujo dono não é sócio, administrador ou titular de nenhuma outra empresa. Além disso, é preciso se enquadrar no critério de faturamento e das atividades que podem ser exercidas pelo MEI.
Já a Micro Empresa, é uma empresa no sentido mais geral da palavra como uma sociedade empresária ou simples, porém, possui um teto de faturamento anual de até R$ 360.000.

Quais são as vantagens de cada um?

Para quem se enquadra nos quesitos necessários, o MEI é uma opção vantajosa no caso de quem quer saber como abrir sua empresa.
Primeiramente, a carga tributária é muito reduzida, com os impostos recolhidos pelo Simples Nacional. Além disso, ter um CNPJ significa mais confiança no momento de fazer compras de fornecedores e participar de licitações públicas. Por fim, é uma opção que permite receber certos benefícios previdenciários, como o auxílio-doença.
A Micro Empresa é muito semelhante e tem vantagens parecidas. Por exemplo, ela também pode se enquadrar no Simples Nacional, trazendo uma diminuição da burocracia. Em relação ao MEI, ela apresenta uma empresa maior, mais formalizada. Para quem se enquadra nestes quesitos, é uma opção que vale muito a pena.

Como abrir uma empresa?

Portanto, seu primeiro passo para abrir uma empresa é decidir qual modelo irá seguir. Dependendo da ideia do negócio e do seu trabalho, isso é bem simples, já que a distinção entre MEI e Micro Empresa é bem clara.
Se você se pergunta como abrir uma MEI, o processo é muito simples. Para isso, é preciso apenas acessar o portal do empreendedor. Logo na primeira página, você encontra a opção para se Formalizar. Em seguida, basta colocar as informações pedidas pelo sistema.
No caso de abrir uma micro empresa, o processo é um pouco mais complexo, mas nada muito difícil. Como se trata de algo mais formal, é preciso contar com um contador, para que ele possa ajudar e manter a empresa aberta, algo que é dispensado no caso do MEI.
Em seguida, é preciso fazer a parte mais burocrática do processo, como a criação do contrato social, o registro na junta comercial e os alvarás de localização e funcionamento, se forem necessários.

Entre em contato conosco

Portanto, para quem busca empreender ou para quem trabalha de forma autônoma, a micro empresa e o MEI, respectivamente, são opções de se formalizar e aproveitar as vantagens de ter um CNPJ e uma situação formalizada.
Se quiser saber mais, tirar a sua dúvida, ou começar o processo para abrir a sua Micro Empresa, entre em contato conosco. Assim, podemos encontrar a resposta ideal para sua situação!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

voltar ao topo