LIGUE GRÁTIS: 0800 878 3169

Sistema de Gestão Empresarial online: Quais são os benefícios de um ERP na nuvem

sistema-de-gestao-empresarial-online-quais-sao-os-beneficios-de-um-erp-na-nuvem

Gerenciamento de dados e recursos, controle de estoque, movimentações do setor de RH e a questão financeira são apenas umas das diversas funções empregadas a um gestor de empresa, que, por consequência, acabam ocupando boa parte do tempo deste profissional. Para auxiliá-lo nesta organização, existe um sistema de gestão empresarial, o ERP, que unifica todos os dados da companhia em um único lugar.

Este software pode ser contratado de suas maneiras. Na primeira é feita a instalação da ferramenta diretamente no servidor da companhia. Já a segunda possibilidade é fazer a contratação do ERP na nuvem.

Na maneira tradicional, além da empresa ter que pagar a licença da plataforma ela também deverá contar com uma equipe de TI, para que assim a ferramenta continue tendo um bom desempenho.

No serviço de ERP na nuvem por sua vez, não é necessário pagar pela plataforma, mas pelos serviços que serão prestados à organização.

Por que investir em um sistema de gestão empresarial online?

O ERP na nuvem é uma ferramenta que permite a empresa fazer um melhor gerenciamento de todos os seus setores, por meio de relatórios e dados obtidos de maneira online, sempre atualizados.

Na era da transformação digital, um sistema de gestão empresarial online agrega a agilidade e a facilidade necessárias para que a empresa trabalhe de forma mais inteligente com o maior acesso às informações.

Assim, investir nesse sistema é um diferencial competitivo, que otimiza as práticas de gerenciamento e permite que, através de um maior controle dos dados, o negócio possa acompanhar o dinamismo e as rápidas mudanças do mercado.

A otimização dessas atividades também facilita o trabalho do gestor e viabiliza que ele obtenha mais tempo para se concentrar no core business da empresa.

Além disso, o custo-benefício dessa ferramenta é um fator atrativo, já que os investimentos são mais baixos do que para um ERP tradicional.

Portanto, ao adquirir um sistema de gestão empresarial online, o empresário está investindo no crescimento do negócio, através de ferramentas que vão aprimorar o gerenciamento de estoque, comercial e financeiro.

As funcionalidades de um ERP na nuvem

A sigla ERP significa Enterprise Resource Planning, que em português pode ser traduzido como Planejamento de Recurso Empresarial. O software também é conhecido como sistema integrado de gestão.

Sua principal função é otimizar o gerenciamento das operações de uma empresa, com processos de diversos setores interligados, garantindo organização, acessibilidade e rapidez.

Um sistema de gestão empresarial online, basicamente, é composto por três camadas principais: aplicação, banco de dados e framework.

Em nosso sistema, o painel de indicadores é de fácil leitura e permite a fixação de metas de crescimento. Além disso, possui um sistema de gestão e emissão fiscal completo e eficiente, que oferece a base necessária para dar ao gestor o controle total de informações fundamentais.

Assim, torna-se possível a melhor análise dos dados e o mapeamento de oportunidades, pontos a melhorar e objetivos para a empresa.

Um bom sistema de ERP possui uma interface intuitiva e é capaz de se adaptar às necessidades de qualquer empresa, de pequeno, médio e grande porte. Com ele, é possível gerenciar diversas funções, tais como:

• Compra e vendas;

• Contas a pagar;

• Contabilidade;

• Controle de estoque;

• Gestão de RH;

• Fornecedores e outros;

Diferenciais de um ERP na nuvem

O armazenamento de dados na nuvem já é uma prática comum em nosso dia a dia. Exemplos comuns são as fotos e os vídeos que armazenamos através de aplicativos e softwares na internet, a fim de liberar espaço de memória do celular.

O cloud computing também chegou até às empresas. Segundo uma pesquisa realizada pela RightScale, dados de 2020, 81% das empresas já adotam estratégias de negócios baseadas na nuvem.

O motivo é que, além da vantagem de um sistema de gestão empresarial online ser integrado e permitir fácil acesso às informações, ele também garante que os dados estarão mais seguros.

Armazenar arquivos na internet oferece maior proteção, pois impede que eventuais falhas no computador corrompam as informações.

Confira, a seguir, quais são os 4 benefícios de um ERP na nuvem para sua empresa.

1. MAIS ECONÔMICO

Um dos principais benefícios de um ERP na nuvem é o seu custo benefício. Uma vez que ele não conta com o pagamento da licença e nem da manutenção de profissionais de TI, o sistema em nuvem se torna mais acessível, ponto bastante atrativo para administradores que não dispõem de muitos recursos para investir no ERP local (tradicional).

Na solução em nuvem, o gestor paga por pacotes, que vão de acordo com as necessidades da empresa e o número de funcionários que farão uso da plataforma e custos de manutenção.

2. MAIS SEGURO

Uma das principais preocupações de uma empresa é o fato de seus dados estarem armazenados em um servidor fora da companhia.

Empresas que vendem o ERP na nuvem contam com um poderoso sistema que previne invasões e ataques.

Outro importante benefício do sistema de gestão empresarial online é a segurança dos dados da companhia. Além disso, a plataforma em nuvem passa por atualizações frequentes, o que indica que ela está sendo sempre aperfeiçoada. Isso significa que, com a constante atualização, a segurança dos dados de seus clientes é reforçada.

3. FACILITA A COMUNICAÇÃO ENTRE OS SETORES DA COMPANHIA

Outro importante benefício de um ERP na nuvem é a facilitação na comunicação entre os setores da companhia proporcionada pelo sistema, já que todos os dados se encontram em um mesmo local.

Desta forma, é possível haver o compartilhamento de dados entre as áreas, sem a necessidade de buscar estas mesmas informações nos outros departamentos, economizando tempo e otimizando o serviço.

4. FLEXIBILIDADE

O sistema de gestão empresarial online pode ser utilizado a qualquer momento e em qualquer localidade. Para isso, basta ter acesso à Internet. Esta flexibilidade que o ERP na nuvem proporciona aos colaboradores que estão fora da empresa por conta de um compromisso, possa realizar o seu trabalho, por meio de smartphone ou tablet.

Ficou com alguma dúvida sobre o sistema ERP em nuvem? Então preencha o formulário do nosso site que um de nossos consultores entrará em contato.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

voltar ao topo