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Você sabe como gerar um certificado digital?

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Fazer uso de um certificado digital é garantir a desburocratização de boa parte dos processos legais do nosso cotidiano. Em muitos casos, ainda, existem benefícios para quem utiliza esse método de assinatura.

O certificado digital garante maior comodidade na solução de questões do dia a dia. Com ele, é possível resolver os mais diversos serviços sem que haja a necessidade de se deslocar. Tudo é feito online, garantindo redução de custos e maior agilidade em processos.

QUAIS AS VANTAGENS DE POSSUIR UM CERTIFICADO DIGITAL?

Antes de qualquer coisa, é preciso deixar claro que o uso de um certificado digital é um procedimento realmente seguro. Todos os processos de troca de dados são criptografados, ou seja, são extremamente difíceis de serem acessados por outras pessoas.

Outro ponto forte do uso de um certificado digital está relacionado à redução de despesas. Nesse caso, o processo se torna mais econômico, não só pela capacidade de eliminar impressões de documentos, mas também por dispensar possíveis autenticações em cartório.

Esse último ponto também se enquadra na questão da mobilidade. Quando se possui um certificado digital, você não fica preso a um determinado local para poder realizar as questões burocráticas da empresa, já que o mesmo pode ser utilizado em computadores diferentes.

ONDE POSSO CONSEGUIR UM CERTIFICADO DIGITAL?

Primeiramente, encontre uma Autoridade Certificadora, ou seja, uma empresa especializada em emitir certificados digitais. Caso não esteja seguro quanto à empresa que oferece esse serviço, basta verificar o cadastro da mesma junto ao Instituto Nacional de Tecnologia da Informação, o ICP-Brasil.

A empresa contactada agendará uma data e um horário específico para que você compareça a uma Autoridade de Registro (AR) para dar segmento à emissão.

EXISTE MAIS DE UM TIPO DE CERTIFICADO DIGITAL? QUAL DEVO ESCOLHER?

Podemos, para facilitar o entendimento, dividir os certificados digitais em dois tipos.

O tipo A1 possui validade de um ano e pode ser utilizado em computadores em que for cadastrado, principalmente para validar dados.

O tipo A3, por outro lado, é um certificado físico. Nesse caso, os dados ficam armazenados em um token, uma espécie de dispositivo eletrônico, e é necessário adquirir um hardware e um software específicos. Um ponto importante no caso do certificado A3 é que, por possuir estrutura física, o mesmo pode ser acessado de qualquer lugar, bastando informar a senha.

O QUE DEVO FAZER PARA TER UM CERTIFICADO DIGITAL?

Após escolher o certificado digital de sua preferência, serão solicitados diversos dados da empresa. Tudo, claro, para que o processo seja o mais seguro possível. O pagamento do certificado é feito no próprio site, por meio do uso de cartão ou da emissão de um boleto.

Após entrar em contato com uma Autoridade Certificadora e comparecer a uma Autoridade de Registro no dia e hora indicados por ela, será realizado o cadastro biométrico e a validação dos documentos solicitados no momento do contato.

O Certificado Digital só será entregue após a validação desses documentos.

Também é preciso ficar atento ao recebimento das senhas que darão acesso ao seu certificado. A primeira será entregue no momento da retirada do certificado digital, enquanto a segunda será enviada por e-mail. Apenas com as duas senhas em mãos será possível acessar seu certificado.

Quer saber mais sobre a emissão de certificados digitais? Entre em contato com o nosso time de especialistas e saiba como o Base ERP pode te ajudar na gestão da sua sempresa.

 

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