fbpx
 

Emissão de boleto: como o BASE ERP pode ajudar sua empresa a reduzir custos?

Emissão de boleto: como o BASE ERP pode ajudar sua empresa a reduzir custos?

Os boletos bancários existem no Brasil há mais de 20 anos. Foi em 1993 que o Banco Central lançou o documento pela primeira vez. De lá para cá ele se tornou o instrumento de pagamento de produtos e serviços mais utilizado no país. O surgimento e popularização do comércio eletrônico só fez consolidar esta posição. É por isso que a emissão de boleto hoje representa inúmeras vantagens para as empresas brasileiras.

Afinal, nem todos os clientes gostam de fechar negócios utilizando o cartão de crédito. Em 2018, a E-Commerce Radar apontou que 35% dos pedidos realizados em lojas virtuais brasileiras foram pagos com boletos. Portanto, um terço das oportunidades de fechar negócios reside na possibilidade de oferecer essa forma de pagamento ao cliente.

É claro que, além das vantagens em termos de vendas, também existem aspectos operacionais e administrativos impactados pelo documento. Especialmente quando a emissão ocorre de forma automatizada. Para atingir uma eficiência ainda maior recomenda-se a utilização de softwares integrados de gestão (ERP). Dentre os maiores benefícios que surgem está a redução de custos. Algo que toda empresa procura para tornar as suas operações mais lucrativas.

Você ainda não sabe de que forma economia e boleto se relacionam? Quer descobrir como o BASE ERP pode ajudar a sua empresa a reduzir custos nessa atividade? Então o artigo seguinte foi feito especialmente para você. Continue a leitura!

Maior agilidade e menor burocracia na emissão de boleto

Ferramentas informatizadas e que automatizam tarefas eliminam drasticamente os procedimentos burocráticos de uma empresa. Isso significa um enorme ganho de tempo e que pode ser aproveitado para fechar mais negócios. Na prática, os sistemas fazem a integração automática com o banco escolhido pela sua empresa. Sabe o que isto significa?

Primeiro, que a chance de erros na emissão de boleto será praticamente inexistente. Em consequência disso também os riscos de fraude serão reduzidos. Nesse quesito, é importante destacar ainda que a sua empresa estará completamente segura quanto ao cumprimento da lei. Isso ocorre porque cada documento é registrado assim que é emitido.

Ao evitar fraudes, erros e problemas legais, a empresa não perde dinheiro à toa, nem tem que pagar multas desnecessárias. Outra facilidade oferecida pelo software BASE ERP está nos cálculos de juros e reemissão de títulos. Quando essa matemática é realizada manualmente pode ocasionar erros. É um risco de prejuízo para o seu negócio.

Por outro lado, se esse procedimento for automatizado e calculado por um software, não ocorrerá nenhuma perda. Aqui, a rapidez da operação será mais uma vez determinante. Afinal, em poucos segundos você poderá realizar os cálculos descritos anteriormente. Como bem sabemos, quanto mais rápidos e certeiros são os processos do nosso negócio, menores os prejuízos e maiores os ganhos.

A vida da sua empresa vai ser facilitada com o recurso de cobrança por boleto recorrente

Se a sua empresa possui serviço por assinatura é fundamental adotar um sistema para cobrança de boleto recorrente. O BASE ERP tem essa como uma de suas funções principais. Nas operações cotidianas significa que, por meio do sistema, a organização gera e disponibiliza o documento para o cliente. É comum o envio alguns dias antes do vencimento. Isso pode ser feito por e-mail, para que ele seja acompanhado por uma mensagem de lembrete.

Para o consumidor representa a oportunidade de acessar o boleto em qualquer lugar e a partir de qualquer dispositivo. Até mesmo com um Smartphone a conta poderá ser verificada e paga. Receber o documento representa ainda uma grande praticidade para o cliente.

Afinal, ele não precisará se preocupar com o vencimento, já que receberá o documento com tempo suficiente para quitá-lo. Consequentemente, esta forma de emissão de boleto faz com que os atrasos diminuam. Na cobrança por boleto recorrente também existe o cálculo e atualização automáticos de juros e multas.

Imagine agora as mesmas operações sendo realizadas sem o ERP. Seria necessário ao menos um funcionário destacado para cuidar exclusivamente do assunto. Para tornar a situação ainda pior, ele precisaria informar dados manualmente para gerar o documento nos portais dos bancos. Quanto maior o número de clientes com assinatura, mais crítico se tornaria este quadro. O prejuízo seria inevitável.

E-mails automáticos de cobrança e notificações ajudam a organizar prazos e recebimentos

Devemos ressaltar que o BASE ERP, como bom software integrado, funciona muito bem enquanto ferramenta de gestão. Por isso, além de permitir que relatórios sejam emitidos, o sistema lista as contas a receber. Esse panorama orienta a empresa quanto às cobranças. Nesse caso é possível realizar a checagem de pagamentos e o controle de recebimento.

Portanto, lembre-se sempre de que o software não serve apenas para a emissão de boleto. Trata-se de uma solução integrada completa. Dessa maneira, a gestão poderá trabalhar os boletos junto da expedição de notas fiscais. Mais um exemplo de simplificação e aperfeiçoamento de processos. Outras áreas onde o gerenciamento eficaz resultará em economia são o fluxo de caixa e as vendas.

Ou seja, muitos procedimentos que antes ocorriam em planilhas de Excel e eram altamente suscetíveis ao erro ganham melhorias. E isso acontece porque o software ajuda a instituir um processo automatizado e padrão, de tal modo que o trabalho é agilizado ao mesmo tempo em que é também aperfeiçoado.

Toda essa operação é feita de forma integrada com o cadastro de clientes. Em resumo, a sua empresa ganha em tempo, produtividade e eficiência ao adotar a solução do BASE ERP. A economia ocorre porque os desperdícios, erros e fraudes são eliminados. Quanto ao ganho de tempo, lembre-se que ele serve para fechar mais negócios e gerar foco no que realmente interessa.

Experimente a solução da BASE ERP e reduza os seus custos!

Considerando tudo o que foi dito neste artigo ficam evidentes os benefícios de um software para emissão de boleto. Quando somadas as vantagens, elas se convertem em um diferencial competitivo. Você quer experimentar os recursos dessa tecnologia no seu próprio negócio? Basta entrar em contato. Para isso, visite o nosso site e preencha o formulário correspondente. Nós estamos disponíveis para sanar quaisquer dúvidas sobre emissão de boleto e outras funções do ERP.

 

Sem comentários

Postar Comentário

Faça o Teste Grátis

Teste agora a ferramenta que irá revolucionar a gestão da sua empresa.
NÃO SAIA AGORA!!
MUDE A GESTÃO DA SUA EMPRESA
Gerencie seu financeiro, crie propostas comerciais, organize seu estoque e emita notas fiscais.  
Fechar