LIGUE GRÁTIS: 0800 878 3169

ERP ONLINE PARA MICRO E PEQUENAS EMPRESAS VALE A PENA?
ERP ONLINE PARA MICRO E PEQUENAS EMPRESAS VALE A PENA?

Com a competitividade cada vez maior do mercado e a evolução da tecnologia, é natural que surjam diversas soluções, que tem o objetivo de tornar as empresas ainda mais competitivas e eficientes. Uma destas soluções é o ERP, que chegou para revolucionar a forma como as empresas organizam seus processos. Mas será que um ERP online vale a pena para micro e pequenas empresas?

O QUE É UM ERP?

Primeiramente, vamos entender melhor o que significa o termo ERP. A sigla, em português, significa Gestão de Recursos Empresariais. Isso significa que é um software capaz de integrar e controlar todas as principais informações de uma empresa. Sejam dados financeiros, logísticos, fiscais e diversos outros.

Esse sistema tem diversos benefícios para os mais variados tipos de negócio.

OS ERPS PARA AS MICRO E PEQUENAS EMPRESAS

Engana-se quem acredita que esse tipo de ferramenta é voltado apenas para as grandes e médias empresas. É claro que estes sistemas têm recursos muito úteis e interessantes para as empresas de maior porte, mas as micro e pequenas empresas também aproveitam suas vantagens.

As grandes empresas têm processos mais complexos e uma quantidade de informação muito maior, mas também têm uma equipe que permite lidar com estes processos mais facilmente. Para uma micro ou pequena empresa, muitas vezes, é apenas um único funcionário que deve lidar com grande parte dos processos. Devido à alta competitividade do mercado, um ERP pode ser fundamental para sua sobrevivência.

AS VANTAGENS DO ERP PARA AS MICRO E PEQUENAS EMPRESAS

Para as micro e pequenas empresas, o uso de um ERP traz diversas vantagens, especialmente em relação ao aperfeiçoamento dos processos, na redução dos custos e no aumento da eficiência. Especialmente, por se tratar de um número mais reduzido de funcionários, é fundamental garantir que cada um deles possa trabalhar ao máximo.

O ERP é capaz de padronizar e automatizar grande parte dos processos mais burocráticos, que são importantes, mas que tomam muito tempo do gestor. Assim, é possível se concentrar em partes mais importantes da empresa, como a tomada de decisões ou a prospecção de novos clientes e parceiros.

Falando nas tomadas de decisões, elas tendem a ser muito mais rápidas e eficientes quando a microempresa tem um ERP a sua disposição.

Com todas as informações sobre a empresa reunidas em um único ambiente, sem a necessidade de diversas planilhas e softwares diferentes, o gestor pode ter uma visão muito mais ampla do seu negócio, reconhecendo problemas que precisam ser resolvidos, assim como oportunidades que podem ser aproveitadas.

Enfim, a lista de vantagens do uso de um ERP para as micro e pequenas empresas é enorme.

ESCOLHENDO O ERP CERTO

Porém, é preciso garantir que a sua empresa tenha o sistema correto a sua disposição. Cada um destes sistemas tem a sua funcionalidade e para a sua empresa, ele precisa ser mais específico para as suas necessidades.

Um ERP para uma grande empresa é muito mais complexo com diversas funcionalidades que são dispensáveis para um negócio de menor porte. Portanto, se você quiser conhecer o ERP ideal para a sua micro ou pequena empresa, acesse o formulário abaixo e entre em contato conosco!

Faça um Teste Grátis!

Conheça a Ferramenta