fbpx
 

Micro e pequenas empresas: Conheça 5 passos para crescer com qualidade

Micro e pequenas empresas: Conheça 5 passos para crescer com qualidade

Em tempos de recessão econômica, as micro e pequenas empresas enfrentam um cenário ainda mais adverso para crescer. A realidade é cruel: uma em cada quatro empresas fecha antes de completar dois anos de existência, de acordo com levantamento do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).

Fazer uma empresa crescer é, acima de tudo, um exercício de paciência. Afinal, ninguém consegue imediatamente sair de baixo e colocar o seu negócio em evidência. No entanto, muitos micro e pequenos empreendedores são vencidos pela incerteza: as dificuldades de vislumbrar como a sua empresa pode crescer levam o negócio para o buraco.

Não existe receita de bolo para alavancar uma empresa. Mas, sim, práticas recomendáveis que podem te ajudar na construção deste caminho. E não basta crescer: é preciso crescer com qualidade. E, para crescer de forma sustentável, é hora de conferir cinco dicas que separamos para você!

Tenha um diferencial

A premissa do empreendedorismo é fugir da caixinha. Portanto, vislumbrar um crescimento exige que você tenha um diferencial competitivo. Estude a concorrência, as carências do seu público-alvo e qual a forma mais efetiva de atrair aquele consumidor.

A propósito, o diferencial não deve estar apenas no produto, mas também em você. O mercado está em constante transformação, portanto, certifique-se de atualizações na sua área para não perder oportunidades de negócio.

Plano de negócios estruturado

Não basta que as ideias estejam na sua cabeça. Os processos precisam ser bem definidos e, para isso, um plano de negócios bem definido é indispensável. É basicamente um roteiro de quais são as estratégias para o empreendimento crescer, baseado em dados mercadológicos e mensuração de custos.

Escalabilidade

Você certamente já ouviu falar do conceito de escalabilidade. Basicamente, é o processo de expansão da sua empresa sem que ela perca sua qualidade.

Essa visão de negócio é imprescindível: estruture-se pensando no futuro. Assim, a sua empresa será capaz de aumentar seu faturamento, sem que os custos se elevem na mesma proporção. Se não souber adaptar a realidade atual quando o negócio crescer, você está fadado ao fracasso. Além do mais, escalabilidade é um atributo fundamental para atrair investimentos.

Internet como aliada

Antigamente, para a sua empresa ser vista, os tipos de mídia eram caros e restritos à grandes corporações, já que anunciar em televisão, rádio e jornal não era pra qualquer um. A internet, entretanto, tornou este processo muito mais simples e econômico. Técnicas de marketing digital podem fazer com que a sua empresa alcance de maneira mais efetiva os seus potenciais clientes, aumentando a conversão. Para isso, claro, expertise é fundamental.

Preserve a saúde financeira da empresa

Você sabe para onde está indo o dinheiro da sua empresa e quanto ela está faturando? Controlar o fluxo de caixa também é uma atribuição das micro e pequenas empresas. Providencie ainda o planejamento de um capital de giro e, com as contas em dia, saiba o momento certo para expandir.

Considere também a adoção de um sistema de gestão empresarial para profissionalizar o seu planejamento. Quer conhecer nossas soluções? Preencha o nosso formulário!

Sem comentários

Postar Comentário

Faça o Teste Grátis

Teste agora a ferramenta que irá revolucionar a gestão da sua empresa.
NÃO SAIA AGORA!!
MUDE A GESTÃO DA SUA EMPRESA
Gerencie seu financeiro, crie propostas comerciais, organize seu estoque e emita notas fiscais.  
Fechar