LIGUE GRÁTIS: 0800 878 3169

PORQUE UTILIZAR UM ERP AO INVÉS DO SITE DA PREFEITURA PARA EMITIR NFSE?
PORQUE UTILIZAR UM ERP AO INVÉS DO SITE DA PREFEITURA PARA EMITIR NFSE?

As NFSe são as Notas Fiscais de Serviço Eletrônicas. Assim como a NFe, elas são ser um serviço unificado que permite o envio desses documentos de forma eletrônica para as prefeituras, com o objetivo de agilizar o trabalho e ser mais conveniente para todos. Porém, para ser ainda mais eficiente, usar um ERP pode fazer com que isso seja ainda muito mais fácil do que por meio da página da prefeitura.

OS PROBLEMAS NO SITE DAS PREFEITURAS

Infelizmente, os problemas nos sites das prefeituras são muito comuns. Com inúmeras empresas fazendo um envio constante de NFSe, se o sistema não for muito bem desenvolvido, pode haver um grande congestionamento, que impede que o profissional consiga emitir a sua nota fiscal. Sem ela, diversos problemas ocorrem.

A solução é, caso o sistema esteja lento, é tentar “na força” até conseguir. Esse já o primeiro motivo para optar por um sistema de ERP. Ele irá automaticamente se conectar ao site da prefeitura e fazer o envio, fazendo com que o trabalho seja praticamente todo dele.

DIMINUINDO O TRABALHO GERAL

Mesmo em momentos em que não existe nenhum problema com o site da prefeitura e tudo ocorre como o planejado, a emissão de NFSe ainda é bem trabalhosa. Para deixar isso claro, é preciso fazer uma comparação do processo de preenchimento do formulário online com como ele é feito por meio da ERP.

EMITINDO A NOTA FISCAL PELO SITE DA PREFEITURA

Assumindo que a empresa já esteja cadastrada e todos os dados estejam corretos, o primeiro passo é o acesso ao sistema. Ele precisa ser feito manualmente ou por um certificado digital. No ERP, o sistema já tem a integração do seu certificado com o site da prefeitura, garantindo que ele consiga se conectar automaticamente.

Uma vez conectado, é preciso fazer o preenchimento dos dados. Para começar, é preciso escolher o tipo de emissão. Ele pode ser comum, de intermediação, se houver uma empresa fazendo intermediação de um serviço prestado, ou de substituição, se houver uma necessidade de substituição na nota.

Em seguida, é preciso preencher as atividades. Cada atividade significa o preenchimento de forma diferente, e o site da prefeitura, normalmente, irá ditar o preenchimento de acordo com essa escolha.

Por fim, o detalhamento é onde são preenchidos os detalhes da transação, assim como em uma nota fiscal tradicional. Informações como a data e hora da transação, o valor do serviço prestado e uma descrição básica do que foi feito. Com o ERP, essas informações são automáticas.

Cada uma dessas informações precisa ser preenchida a cada emissão. Para uma empresa que presta muitos serviços, um funcionário pode perder um dia inteiro fazendo apenas esse trabalho. Com o uso de um ERP, o sistema se encarrega de tudo isso, cuidando de cada um desses passos automaticamente e liberando o tempo dos funcionários e gestores para outras atividades.

A ELIMINAÇÃO DE ERROS

Por fim, outro motivo para utilizar um ERP ao invés do site da prefeitura para a emissão de NFSe é a eliminação praticamente completa de erros.

Humanos são propensos a erros. Isso é natural, seja por falta de atenção, cansaço ou qualquer outro motivo, especialmente em funções mecânicas como um simples preenchimentos de dados.

Felizmente, essa é a especialidade das máquinas, que fazem isso com muita precisão e sem cansar. Ou seja, acontecer algum erro é praticamente impossível.

Por esses motivos que usar um ERP na sua empresa é muito mais eficiente. Se você ficou interessado e quiser conhecer um pouco mais sobre as soluções da Base ERP, deixe suas informações para que possamos entrar em contato.

Faça um Teste Grátis!

Conheça a Ferramenta