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PROPOSTAS COMERCIAIS: MELHORES PRÁTICAS PARA FECHAR MAIS NEGÓCIOS
PROPOSTAS COMERCIAIS: MELHORES PRÁTICAS PARA FECHAR MAIS NEGÓCIOS

Conquistar novos clientes é um desafio constante de qualquer empresa inserida no mercado. Não obstante, este é um objetivo que depende de muitos fatores para se concretizar. É por conta disto que os gestores precisam coordenar cuidadosamente as diferentes áreas da organização para convergir esforços. Dentre as melhores práticas para fechar mais negócios estão as propostas comerciais.

Trata-se de um documento que reúne informações pormenorizadas a respeito de serviços e produtos. Nele encontramos detalhes sobre preço, informações da empresa, prazos, e outros dados relevantes. Esta proposta terá lugar no momento que sucede a prospecção do cliente, apresentando detalhes do negócio a ser realizado. Ela pode ser enviada por iniciativa própria ou mediante solicitação do consumidor.

O público compreende através dela que a organização atende às suas necessidades. Para tanto o material precisa ser bem estruturado e claro. Afinal, este documento é uma formalização da proposta que é oferecida ao cliente. Deste modo o primeiro cuidado a ser tomado é quanto à sua estrutura. É claro, que para além da objetividade e elaboração correta é preciso oferecer algo à mais.

Tenha em mente que se a proposta não agradar, você corre o risco de ver este cliente voltar atrás. Para não perder oportunidades de negócios é importante tratar da natureza do conteúdo e não apenas da sua forma. Neste artigo você vai conferir as práticas que rendem melhores resultados com relação às vendas. Continue a leitura e descubra como aplicar estas estratégias na sua empresa.

DESENVOLVA PROPOSTAS COMERCIAIS SOB MEDIDA

Para começar bem a sua proposta comercial deve ser desenvolvida sob medida. Ou seja, falar de forma assertiva ao desejo e necessidade que movem o cliente em direção ao seu negócio. Atingir este objetivo, contudo, depende de conhecer à fundo o seu público-alvo. Assim, as suas dores precisam ser devidamente identificadas.

Conhecendo em detalhes aquilo que o cliente procura a sua empresa pode desenvolver propostas de impacto. Ao se deparar com o conteúdo da proposta o consumidor deve enxergar aquilo de que mais precisa. Uma outra forma de encarar a questão é a seguinte: desenvolva a apresentação da perspectiva do público.

Diferentes perfis comportamentais e necessidades vão gerar documentos igualmente diversos. Portanto, é preciso falar diretamente ao que estas pessoas consideram como importante. Como o foco é quem lerá a proposta, as qualidades da sua empresa não devem iniciar o material. Elas devem surgir como motivo para o cliente ter confiança nos resultados prometidos.

Todos estes cuidados aumentam as chances de aceitação da proposta. Afinal, eles colocam o seu consumidor como o agente mais importante de todo o processo. Assim ele passa a se sentir valorizado e bem assistido pelos serviços e produtos da sua organização. Em um mercado voltado quase que inteiramente para o cliente, este é um cuidado que não podemos dispensar.

AS MELHORES PRÁTICAS PARA FECHAR MAIS NEGÓCIOS SEMPRE CONSIDERAM A APRESENTAÇÃO DOS PRODUTOS E SERVIÇOS

Dificilmente um cliente que chega ao ponto de receber a sua proposta não conhece os produtos e serviços oferecidos. Seja por meio de reuniões ou pesquisas na internet, ele certamente já teve contato com a solução. Isto não significa que a apresentação seja um fator de pouca importância. Muito pelo contrário.

Ela é reforço e aprofundamento daquilo que o consumidor sabe. Portanto, é o momento de ressaltar todas as qualidades, benefícios e funcionalidades daquilo que é ofertado. É importante se dedicar, sobretudo, à forma como são transmitidas as vantagens de adquirir a solução. Aqui convencemos os indecisos e damos segurança para todos os outros clientes, incluindo os que já foram fidelizados.

Outra recomendação para este tópico, como havíamos dito, é a personalização. Esta é uma das melhores oportunidades de expor a adequação da proposta às necessidades do público. É quando ele ganha certeza de que a empresa compreende os seus problemas. Também é onde se estabelece a promessa de que a organização fará o possível para atender às suas demandas.

Apenas não esqueça que as propostas comerciais devem ser elaboradas de forma clara. Logo, não se deve ceder à tentação de utilizar termos técnicos para impressionar o cliente. Explicar o que ele ganha com a solução, e de forma simples, é muito mais eficaz. Proporcionar entendimento ao consumidor é um dos objetivos mais importantes a se alcançar com a apresentação.

EXPLIQUE BEM A SUA METODOLOGIA E ESCOPO

O elemento anterior nos leva a este tópico. É preciso traduzir a metodologia de execução, de modo que mesmo um leigo entenda como os objetivos propostos serão alcançados. Se a empresa utiliza novas tecnologias e procedimentos revolucionários, vale destacar esta informação. Pois o consumidor tende a avaliar positivamente estes dados.

Desde que, reiteramos, não seja expresso em linguagem excessivamente técnica. Materiais herméticos acabam resultando em efeito contrário: afastam o público. O que ele precisa reconhecer é que o suporte da sua empresa é suficientemente adequado para embasar serviços eficientes. Não esqueça também de compartilhar o escopo do trabalho que será realizado.

Pois lado a lado com a explicação dos métodos também está a descrição das atividades necessárias. As melhores práticas para fechar mais negócios consideram todos estes detalhes com cuidado. São informações como número de funcionários, o grau de especialização e a quantidade de horas dos serviços. A organização destes elementos também passa pelo cronograma de trabalho.

Toda boa proposta comercial tem especial atenção a este tópico. Saber quando e como as atividades se realizam dá ao cliente oportunidade de se programar. Além de tudo, mantém as suas expectativas dentro de uma margem realista. Abuse de tabelas e outros recursos gráficos para que etapas e evolução do projeto sejam mais facilmente absorvidos.

NÃO ESQUEÇA DE EMPREGAR GATILHOS MENTAIS DE COMPRA

Para encerrar com chave de ouro, faça bom uso dos gatilhos mentais de compra. Eles servem para conduzir o cliente até o fechamento do negócio. O objetivo é fazer o público sentir necessidade de consumir aquele produto/serviço. Depoimentos e estatísticas podem ajudar na tarefa.

Estes são os segredos das propostas comerciais que ajudam a fechar mais negócios. Outro tópico de importância para qualquer negócio são as finanças. Você quer ver o seu empreendimento crescendo e evitar os problemas financeiros? Então preencha o nosso formulário abaixo e conheça uma ferramenta completa para gestão e emissão fiscal!

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